sexta-feira, 11 de março de 2011

Welcome to the Jungle (Manaus - AM - Brasil)

Se você pensa em conhecer o estado do Amazonas eu te desejo coragem… coragem pra enfrentar as muitas horas de voo ou de barco (afinal só se chega aqui por via aérea ou fluvial).


O clima é quente e úmido. Traga boné, protetor solar, óculos de sol, roupas leves (biquini/sunga) e guarda-chuva (se tiver sol você se protege, se chover também).

O Amazonas é o maior estado do Brasil em extensão territorial mas não em população, o que confere uma certa segurança à cidade… não que não haja violência, mas ainda é bem mais tranquilo que o Rio e SP. Só preste atenção se for alugar um carro. Faça seguro total (aquele que contempla riscos) pois as pessoas reclamam muito de arranhões nos carros (falta do que fazer de alguns). De repente é melhor pegar um taxi.
Mas se você busca uma viagem única, com sabores exóticos, com opções de excursões ecológicas e pesca esportiva esse é o lugar.
Verdades sobre Manaus (em resposta às perguntas mais frequêntes):

- Não, não existem índios fantasiados nem pelados andando nas ruas!

- Não, não tem macaco nem jacaré passeando no centro da cidade!

- Não, você não precisa trazer toneladas de repelente para mosquito, até porque aqui existem muitas farmácias caso você precise de mais.

- Não, não espere desembarcar numa floresta como as que aparecem no filme de Robin Hood. Manaus é uma cidade grande, com muito lixo na rua (assim como muitas cidades de nosso país), com shoppings centers, pouco arborizada e com trânsito cada vez pior.

- Não, você não vai achar mulheres do estilo da Gisele Bunchen (loira, alta, magérrima) nem do estilo da atriz Sheron Menezes (negra, cabelos cacheados) aqui, salvo exceções, a descendência indígena é bem marcante, então é mais comum encontrar morenas de cabelos escuros quando naturais.

- Sim, o teatro Amazonas é uma construção luxuosa com uma história incrivel símbolo máximo do período áureo da exploração da borracha. Vale a pena conhecer por dentro também.

- Sim, vale a pena fugir dos supermercados e passar em alguma feirinha local ou na saída do aeroporto (Av. Torquato Tapajós) para experimentar as frutas tropicais (biribá, Cupuaçu, Castanha, bacuri ... ). O Tucumã fica gostoso no pão ou na Tapioca (vc encontra em qualquer lanchonete ou padaria).

- Sim, os passeios de barco são um ponto alto. Muitas descobertas incríveis. Mas cuidado ao escolher a empresa, pois a sua segurança tem que ser prioridade. Existem passeios de lancha ou em barco maior. Evite aceitar oferta de passeios nos arredores do porto, pois nem todos por lá operam com segurança e responsabilidade, procure uma agência séria. Posso indicar duas pelo menos. As saídas dos passeios costumam ocorrer no Porto e também no Pier do Hotel Tropical (local bem mais aprazivel e seguro do que o centro, onde se localiza o Porto).

Bem, para que esse post não fique interminavel finalizo com a minha seleção das 5 melhores coisas de Manaus em algumas misturando as categorias:

Top five :

1- Nadar com os botos (passeio em lancha)

2- Encontro das Águas incluindo a visita às Vitorias Régias (passeio em barco)

3- Teatro Amazonas, custa R$ 10,00 para fazer a visita guiada, estudantes e idosos pagam meia entrada, de segunda a sábado, das 9h ás 17h (www.culturamazonas.am.gov.br/programas_02.php?cod=0255). Alí pertinho, na Av. Eduardo Ribeiro tem uma feira de artesanato que funciona só as domingos até o meio dia, fecha a rua toda!

4- Comer Jacaré, Tartaruga com autorização do Ibama além de um buffet bem farto no restaurante O Lenhador (preço R$ 54 para adultos e crianças de 6 a 11 pagam metade, não é barato, mas vale a pena experimentar uma vez, o ambiente é simples mas bem agradável (www.olenhador.com.br), comer um açaí ou uma tapioca de queijo coalho e tucumã ou provar o famoso tacacá no Waku Sese (www.manausmais.com.br/content/gastro_detail.asp?URL_GAS_COD=218) ou apenas se deliciar com alguns bombons típicos recheados de frutas locais como os do bombons da Amazônia(www.bombonsfinos.com.br) com lojas nos shoppings Manauara e Amazonas.

5- Dançar um pouquinho num pub onde se pode tomar uma cerveja gelada num lounge ao ar livre ou a música ao vivo do outro ambianete. Recomendo a quinta feira no All Night (http://www.allnightpub.com/).

Teatro Amazonas vista noturna


Igreja São Sebastião vista da escadaria do Teatro


Encontro da Aguas

Vitória Régia

Caminhada no Janauari


Na água com os botos

Artesanato a venda no Janauari





Artesanato a venda no centro de Manaus


Praia do Tupé


Crianças de uma tribo indígena que vive numa das ilhas de Anavilhanas


Almoço Pousada Jacaré (comunidade São Thomé das Letras)



4 comentários:

  1. Lu !! Que post legal!! Parabéns! Até pensei que eu fosse gostar de morar aqui..mas... passou! rs
    Eu preciso ter coragem e fazer esses passeios...um dia eu farei! rs
    Beijocas! Amei as fotos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ju
    Obrigada. Fala sério, sabes bem que tenho minhas ressalvas quanto a morar aqui. Tanto que o post não são só flores.
    Mas tudo na vida tem o lado B, né? Se eu não tivesse aqui não tinha te conhecido, se eu não tivesse aqui não tinha conhecido a onça, os Jacarés, as cobras, os botos. Vai me dizer que tu não ama aqueles chocolatinhos com cupuaçu, castanha, e etc...
    Coragem pra se entregar e aproveitar bem o lado B amiga.
    E "bora" ganhar dinheiro, que aqui é terra de oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciane,
    que legal que eu te inspirei.
    Agora fiquei louca para ir para Manuas. Vou amar nadar com os botos. Já comer jacaré e tartaruga, acho que não rola. Nem com a autorização do IBAMA.
    Adorei as fotos.
    beijoss
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Chris
    Esqueci de comentar que no restaurante que eu indiquei além dos bichos exóticos tem também peixes regionais como o delicioso Tambaqui e o Tucunaré.
    Venha sem medo com a família. E se precisar de mais dicas pode contar comigo.
    Bjs

    ResponderExcluir