quinta-feira, 21 de abril de 2011

O barato da Páscoa (Pascua, Pasqua, Pâques, Easter, Pasen, Πάσχα, عيد الفصح ,Ostern,イースタ, Húsvét)

A Páscoa é um evento onde os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo após a sua crucificação e morte.
Resumo para quem é ateu ou atoa:
Jesus Cristo nasceu no Natal.
No ano 30 ou 33 da era comum ele morreu na cruz (sexta-feira santa)
E no domingo de Páscoa ele ressuscitou!
A Páscoa para os Judeus é a comemoracão da libertação do seu povo, que era escravo no Egito e foi libertado pelo Faraó egípcio e seguiu rumo à Terra Prometida.
A Bíblia judaica institui a celebração da Páscoa em Êxodo 12, 14: Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra de Adonai: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua .

Coelinho da Páscoa ou Lebre?

Hoje em dia associamos a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, de uma nova vida (cheia de alegrias).
Antigamente era comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas (na minha casa mantemos essa atividade há várias gerações, mas trocamos os ovos cozidos por cascas de ovos recheados de doces). Em muitos países os ovos foram substítuidos por ovos de chocolate. "Esse costume não é citado na Bíblia. Portanto, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo. Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada (claro que a versão “coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima."      
Fonte: Wikipedia

A Páscoa é muito interessante para o comércio de chocolates, pois é a única época do ano onde 250g de chocolate que custa cinco reais passa a valer 15 ou 20.
Então, que tal ir na contra-mão do consumismo, presentear os amigos com uma dose de carinho e ainda festejar e manter o verdadeiro espírito da Páscoa com as crianças?
Como? Simples, decorando ovos com as crianças e recheando com docinhos. BBB (bom, bonito e barato).


1 - Quebre os ovos deixando só um furinho para tirar a clara e a gema (aproveite e faça um bolo), lave bem as cascas, deixe secar e reserve.


2 - Reúna materias para colorir os ovos (giz de cera, tinta guache, tinta dimensional, canetinhas...), docinhos (jujubas, mms, confeti, gotas de chocolate...), cola e forminhas de docinhos para fechar os ovinhos e se desejar um acabamento mais bacana coloque os ovinhos em saquinhos de plástico e feche com renda, fita ou fitilho.


3 - Mostre os materiais aos seus ajudantes e mão na massa! Cuidado, pois às vezes alguns ajudantes quebram mais ovos do que pintam, risos.


4 - Deixe os ovinhos pintados secando. Cuidado para não encostarem uns nos outros.


5 - Depois de secos recheie com os docinhos, passe cola na borda aberta do ovo e grude a forminha de doce para fechar. Você pode fazer um cartãozinho e presentear os amigos assim mesmo ou providenciar um saquinho ou cestinha para colocar os ovinhos. Se optar pelo saquinho veja o ultimo passo a seguir:

6 - Embrulhe o ovinho no saquinho, feche com fita e fim!



Dica 2: Se você não tiver como arrumar as casquinhas de ovos ou comprar as casquinhas de plástico uma opção legal também é encher saquinhos plásticos com confeitos ou pão de mel, fechar com fita ou fitilho e fazer um cartãozinho fofo. E não esqueça que o mais importante de tudo isso é o carinho que você vai colocar nessa lembrancinha!


                                           Use o material disponivel e sua criatividade

                                                         Confeitos e pão de mel

                                                  A cestinha com os ovinhos e os cartões


Boa Páscoa!

2 comentários:

  1. Nossa como ficaram lindos :), muito interessante :), vim aqui dizer que antes tarde do que nunca rsrs, fiz um post lá no blog c o prêmio :) confere depois: http://charmedemulher-nathalie.blogspot.com/2011/05/lu-olha-meu-premio-0-chegou-ja-faz-um.html

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda!!!!! Tanto o resultado final como, claro, o carinhoe cuidado com que foramfeitos... E asajudantes são lindísimas! Quero um! HA HA HA Bjo da dinda!

    ResponderExcluir